Emater de A a Z

Área Técnica

Fruticultura

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra

A fruticultura tem expressão econômica em todas as regiões do Rio Grande do Sul. O Estado é o maior produtor nacional de uva, pêssego, figo, pera, nectarina, kiwi, amora, mirtilo e azeitonas. Tem expressiva participação no mercado de ameixa, maçã, morango, caqui, citros para mesa, banana e abacaxi. A produção gaúcha diferencia-se pela qualidade e pela possibilidade de produção em épocas de entressafra, o que permite a obtenção de bons preços e viabiliza o comércio, para o consumo de mesa, em todo o Brasil. A diversidade de solos e a existência de regiões com diferentes condições climáticas, somadas à pluralidade de etnias, têm favorecido o cultivo de um grande número de espécies, proporcionando oferta de frutas durante todos os meses do ano.

Estima-se que aproximadamente 40 mil fruticultores cultivem cerca de 138 mil ha com 35 espécies frutícolas, para fins comerciais. Além disso, na grande maioria das propriedades rurais, há pomares para o consumo doméstico.

A produção estimada do Rio Grande do Sul é de 2,5 milhões de toneladas.

Objetivo

A Emater/RS-Ascar, em conjunto com os demais setores dessa cadeia, trabalha para que a fruticultura gaúcha seja moderna, sustentável e competitiva, favorecendo a promoção de maior sustentabilidade a muitas propriedades rurais, maior autonomia ao Estado e melhor abastecimento e segurança alimentar.

Ações Prioritárias

  • Proporcionar aos produtores acesso ao crédito rural através da elaboração de projetos técnicos, do fornecimento de carta de enquadramento ao PRONAF e de declarações de estado fitossanitário dos pomares.

  • Dar assistência técnica e capacitação, principalmente aos novos agricultores que ingressam nessa atividade.

  • Promover intercâmbio, visitas, excursões, seminários, enfim, todas as metodologias que possam agregar conhecimento aos produtores com base em experiências consolidadas e nas novas tecnologias geradas pela pesquisa.

  • Facilitar ao produtor o acesso a informações de mercado através dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar e pelo fornecimento de declarações do produtor, viabilizando o comércio na Ceasa/RS e Ceasa Serra – ADCOINTER.

  • Incentivar a instalação de agroindústrias para absorver parte da produção e regular o mercado.

  • Conhecer, incentivar e difundir práticas de menor agressividade ambiental que permitam produzir com qualidade, mas com custos que o mercado possa absorver.

Responsáveis pelas Informações

Antônio Conte
Assistente Técnico Estadual Em Fruticultura

Políticas Públicas

Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura PRÓ-OLIVA