Emater de A a Z

Área Técnica

Arroz Irrigado

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra

O arroz Irrigado é a cultura que mais demanda água no estado do RS pois utiliza a irrigação em mais de 1,1 milhões de há.

A produtividade tem aumentando a cada ano pelo uso de tecnologias adequadas e principalmente pela adequação e preparo do solo antecipado, permitindo o plantio em período preferencial mesmo com preço se mantendo abaixo do preço mínimo estabelecido.

A cadeia produtiva do arroz tem buscado várias formas de consumo, alem da alimentação humana. Como há excedente do produto no mercado o uso para ração animal foi estimulado pelo fator preço.

O sistema pré germinado tem sido usado nas pequenas e médias lavouras, mas apresenta problemas de controle de plantas invasoras e de manejo de água pela formação de algas.

O manejo d’água continua sendo uma preocupação constante, principalmente para redução de demanda e também para evitar as contaminações dos mananciais por transporte de materiais sólidos e de Resíduos químicos.

Também há necessidade de orientações quanto à regulagem de colhedoras para reduzir perdas de colheita.

Objetivo

Aumento de produtividade com baixo custo de produção e redução dos impactos ambientais são tarefas importantes que devem se somar com as orientações dos técnicos e com o esforço do produtor.

Público

Agricultores familiares, , assentados, quilombolas e indígenas

Ações

  • Manejo da cultura em sequeiro
  • Manejo convencional da cultura irrigada
  • Manejo da cultura em base ecológica
  • Dias de campo sobre cultivo de arroz de terras altas
  • Capacitação de Extensionistas
  • Sistema pré-germinado, orientações
  • Colheita e redução de perdas

Responsáveis pelas Informações

Jose Enoir Daniel